Psicóloga Carla Navarro Baltazar Feijoo

CRP 06/60596

 

Atendimento psicoterápico à crianças, adolescentes, adultos e terceira idade. Psicodiagnóstico, Psicoterapia, Orientação Vocacional, Ludoterapia, Coaching de Vida e de Carreira. 

 

25b67b28-30c5-41d8-adbe-6b526ed80b19.jpg

Transtorno de Personalidade Narcisista

O “Transtorno de Personalidade Narcisista” (TPN), é um transtorno de personalidade catalogado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-IV. Caracteriza-se por sentimentos exagerados de autoimportância, uma necessidade excessiva de admiração, e uma falta de compreensão dos sentimentos dos outros. As pessoas afetadas, muitas vezes passam muito tempo pensando em alcançar poder ou sucesso ou sobre sua aparência. Eles, muitas vezes, se aproveitam das pessoas a seu redor. O comportamento normalmente começa na idade adulta, e ocorre em uma variedade de situações. 
A causa do transtorno da personalidade narcisista é desconhecida, e seu diagnóstico é feito por um profissional de saúde entrevistando a pessoa em questão. A condição precisa ser diferenciada de Mania e Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.
A psicoterapia é muitas vezes difícil, pois as pessoas com o distúrbio, frequentemente, não consideram ter um problema. 
Acredita-se que cerca de 1% das pessoas sejam afetadas em algum momento de sua vida. Parece ocorrer mais frequentemente em homens que mulheres, e afeta mais jovens que as pessoas mais velhas.” 
(Referência: Wikipédia)