Reflexões no Divã...

                           Dra. Carla Navarro Baltazar Feijoo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6260430.jpg

Perversões



O que é?


"O conceito de "Perversão" era usado na Psiquiatria para catalogar comportamentos sexuais desviantes da norma. Freud designou como Perversão uma posição subjetiva direcionada ao desmentido da castração." (pepsic.bvsalud.org) Engloba algumas formas de manifestação, dentre elas o Fetichismo.


Mecanismo de Defesa:


Na estrutura perversa, há o mecanismo de defesa da denegação. Podemos entender a perversão e a denegação com a seguinte citação do texto de Sigmund Freud, intitulado “Fetichismo”:


“Nos últimos anos tive oportunidade de estudar analiticamente certo número de homens cuja escolha objetal era dominada por um fetiche. Não é preciso esperar que essas pessoas venham à análise por causa de seu fetiche, pois, embora sem dúvida ele seja reconhecido por seus adeptos como uma anormalidade, raramente é sentido por eles como o sintoma de uma doença que se faça acompanhar por sofrimento. Via de regra, mostram-se inteiramente satisfeitos com ele, ou até mesmo louvam o modo pelo qual lhes facilita a vida erótica. Via de regra, portanto, o fetiche aparece na análise como uma descoberta subsidiária”.


O trecho em itálico descreve a relação entre a ideia de anormalidade (de um fetiche) e a sensação por parte do sujeito perverso de que esta anormalidade não é uma doença que traz sofrimento. Ou seja, o sujeito denega, o que, por exemplo, para um neurótico seria motivo de muito sofrimento.



(Fontes: pepsic.bvsalud.org, http://www.psicologiamsn.com)