Reflexões no Divã...

                           Dra. Carla Navarro Baltazar Feijoo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                    Conhecendo melhor o Reiki



Reiki é o nome popular de um método terapêutico de origem japonesa, cujo verdadeiro nome é USUI SHIKI RIOHO (Sistema Usui de Cura Natural). Esse método, consiste em captar da natureza um tipo específico de energia chamado Energia Vital Universal – REIKI e transmitir essa energia para os seres vivos através da imposição de mãos. Esse método foi desenvolvido em 1922 por Mikao Usui.

Como é mais fácil falar Reiki do que Usui Shiki Rioho, a palavra Reiki vulgarizou-se como se fosse o nome do método. Mas na verdade, Reiki , é o nome da energia utilizada: Energia Vital Universal.

Quando o terapeuta reiki ou reikiano coloca as mãos sobre qualquer ser vivo, as células que formam o corpo desse ser captam das mãos do reiki as ondas de Energia Vital Universal. Assim sendo, reiki nada tem a ver com fé, concentração da mente ou crença. Por isso reiki é aplicado também em plantas, animais, crianças, doentes em coma, doentes com problemas mentais graves, com excelentes resultados.

O Reiki tradicional também não está ligado a nenhuma prática mística ou esotérica (com todo respeito a essas práticas). É um método terapêutico simples e eficaz.

Ao entrar no corpo de uma pessoa, por exemplo, o reiki irá desintoxicar as células, melhorar o funcionamento dos órgãos e glândulas. Auxiliar a regenerar tecidos e aliviar dores. Melhorar o sono e a disposição geral. Uma 1 hora de reiki equivale a 4 horas de sono.

É comum que as pessoas confundam reiki com religião, benzimentos, passes espíritas ou práticas de concentração mental, mas reiki não é nada disso. Costumo dizer que o reiki só é verdadeiramente compreendido depois que é vivenciado seja através de se receber aplicações de reiki ou de se fazer um curso de reiki. Pois energia é algo abstrato, portanto, por mais que falemos, só é verdadeiramente compreensível através da prática.

Reiki na verdade é um método que além de melhorar a qualidade de vida no plano físico, também auxilia o equilíbrio das emoções, amplia a intuição e clareia a mente. Pode ser aprendido por qualquer pessoa, independente de idade ou condições de saúde.

É um ótimo complemento para tratamentos: médicos, psicológicos, fisioterápicos e de acupuntura.

Por: Cinira Palotta